Certamente, para alguns, a expressão socialismo está diretamente ligada a um passado recente, no qual expressavam suas referências históricas. Arvorar ao socialismo as experiências do leste europeu, talvez tenha um caráter reducionista, do que significa na integralidade.
No mundo, as experiências existentes que tiveram sob sua égide o "socialismo", certamente contribuíram em muitos aspectos para uma reflexão do conjunto dos setores da esquerda, revisarem suas posições quanto o dito "socialismo" lá existente.
Tratando-se do conjunto de situações históricas existentes, e das referências dos "socialismos", pode-se depreender, que as alternativas foram a de uma forma de combater o capitalismo e a forma de exploração do trabalho de forma desordenada, como existe hoje em todos os regimes políticos em evidência. Talvez a característica dos regimes políticos não tenham muitas diferenças, em relação aos direitos humanos, a democracia, a liberdade de expressão em uma centena de outros itens que poderiam ser relacionados, um seria o capitalismo de estado, o outro o capitalismo privado.
Compreender este conjunto de situações, pressupõe-se que o socialismo apregoado por muitos e executado por outros durante décadas, trata-se apenas de um erro de interpretação.
Poderíamos dizer que muitos daqueles que empunharam a bandeira do socialismo durante anos, galgaram espaços políticos, hoje tentam escamotear o socialismo. Destarte, parece muito cômodo, apregoar aos "socialismos" a responsabilidade do caos que vive a humanidade. Como se todas as tentativas não tivessem como objeto o enfrentamento ao capitalismo, que provoca guerras, que intervém em países, que mata milhões de pessoas de fome, enquanto poucos acumulam capital.
Talvez, o caminho seja como acabar com o capitalismo, e não reinventar a roda. Os algozes do socialismo, que se utilizam da imprensa capitalista, sob o pano da "democracia", para defender interesses históricos das elites dominantes, expondo aqueles que se organizam e procuram demonstrar que ainda existe uma resistência.
A idéia deste blog é publicar textos elaborados por quem quiser participar. As publicações aqui feitas servem para refletir tudo aquilo que nossos pensamentos impertinentes gostariam de expressar e muitas vezes deixamos passar em brancas nuvens. Os textos aqui expressam aquilo que pensamos,vivenciamos e sentimos.
Esta bandeira também é minha porque Sepé Tiarajú defendeu seu povo contra a colonização dos espanhóis e portugueses; Esta bandeira...

-
As políticas públicas, principalmente para as populações mais pobres, se tornaram o grande filé para o trampolim das reeleições e conti...
-
Já tivemos um caçador de marajás, 300 picaretas no congresso, anões do orçamento, um PC que faria, laranjas, aquele que não tinha escrúpulos...
-
Todos sabemos que a festa mais popular no Brasil é o carnaval. O carnaval em Salvador, é uma festa que envolve o povo brasileiro, e ...